quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Curso de Formação no CONFEA

Com a abordagem sobre as REFLEXÕES DOS CONTEÚDOS CORPORATIVOS os Creas Júnior e Jovem de todo o país se reuniram no dias 30 e 31 de agosto para formação.

Temas sobre Liderança, Organização do Sistema Profissional, Legislação, políticas públicas e Proposta para um Desenvolvimento Sustentável foram abordados.

Um experiência que a cada dia tem fortalecido o Movimento Jovem no CONFEA. Hoje já não somos um movimento isolado em um estado, somos uma rede que juntos formamos a juventude tecnológica que vem para fortalecer o Sistema Confea/Crea.


Confira mais fotos aqui!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Estádio Nacional de Brasília


As obras do Estádio Nacional de Brasília, possível local da abertura da Copa do Mundo de 2014 foram iniciadas em julho de 2010, a arena terá capacidade para 70.000 pessoas, seguindo os padrões exigidos pela FIFA para a festa de abertura.
O canteiro atualmente ocupa uma área de 170.000m² e, ainda este ano, será ampliado para 250.000m².
A obra, sob responsabilidade do Consórcio Brasília 2014, é controlada por 25 engenheiros dentro do canteiro e possui uma central de concreto com capacidade de produzir 500m³ por dia.
Visando ser uma das sedes da Copa das Confederações, o Estádio Nacional de Brasília terá sua inauguração, antes prevista para junho de 2013, antecipada para dezembro de 2012.

Reunião de Diretoria do Crea Jovem-DF | Mês de Agosto

No dia 26 de agosto, foi realizada a reunião mensal da diretoria do Crea Jovem-DF

Temas como a SOEAA, Prêmio de Engenharia, Desenvolvimento de Projetos, Ação Sócio-Ambiental no mês das crianças, Ação de Engenharia Pública, foram os principais temas da pauta.

Temos muito a desenvolver e você também pode colaborar.
Junte-se a nós!

Vamos que vamos!



Creas-Juniores/Jovem participam de Curso de Formação Político-Profissional no Confea


O Confea promove, nos dias 30 e 31 de agosto, a primeira edição do curso de Formação Político-Profissional realizado na sede do órgão, em Brasilia. O curso, ministrado por funcionários do Confea, é direcionado aos coordenadores e coordenadores adjuntos dos Creas-Juniores, coligados aos Sistema Confea/Crea, e tem como objetivo instruir os alunos sobre ética, legislação e políticas públicas, voltadas ao exercício da profissão. A carga horária é de 16h/a.

De acordo com o coordenador nacional dos Creas-Juniores, Yuri da Silva Matos, esse tipo de curso é importante, pois  tem linguagem objetiva e direcionada aos futuros profissionais. “É importante proporcionar maior conhecimento aos coordenadores dos Creas-Juniores e o curso é um ensino diferenciado prático-teórico sobre  ética  e legislação, que não se adquire na universidade”, informou.

Leandro Lisbôa
Assessoria de Comunicação do Confea

UNE convoca Marcha dos Estudantes para próxima quarta-feira, em Brasília

A União Nacional dos Estudantes (UNE) vai reunir cerca de 20 mil estudantes em Brasília na próxima quarta-feira, dia 31, na passeata que ganhou o nome de “Marcha dos Estudantes”e faz parte do “Agosto Verde Amarelo”. Na pauta está a defesa do investimento de 10% do PIB na educação para remuneração dos professores, mais assistência estudantil, melhoria das escolas e de todos os níveis de ensino. Os estudantes também reivindicam 50% do fundo social do Pré-sal somente para o setor e a redução imediata dos juros no Brasil. A convite da UNE, a líder estudantil Camila Vallejo, presidente da Federação de Estudantes da Universidade do Chile (FECh), vai participar da manifestação.
estudantes_presal3
“Falta ousadia para o governo quando a discussão gira em torno dos 10% do PIB para a educação. Existe, claro, uma melhora no setor, mas ainda é tímida. Dessa forma, o Brasil desperdiça uma oportunidade única de investir na juventude e dar um salto significativo na educação. Os altos juros também impedem que um maior desenvolvimento do pais. Por isso, vamos ocupar Brasília neste dia 31 de agosto e pressionar o poder público para que não percamos o bonde da história”, convoca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.

A passeata começa às 9h, em frente a Biblioteca Nacional, e parte rumo ao Congresso Nacional. Lá, diretores da UNE pretendem se reunir com lideranças partidárias e entregar à presidente Dilma Rousseff um documento com as reivindicações dos estudantes. Após a marcha, haverá uma sessão da Comissão de Direitos Humanos da Câmara em solidariedade à luta dos estudantes chilenos. A UNE participará também de uma audiência pública na Comissão de Educação do Senado sobre o Plano Nacional de Educação.
Fonte: UNE

Estudantes e profissionais participam da plenária do Crea Jovem-DF

Com o tema "CONSTRUÇÃO CIVIL E OS SOFTWARES MAIS UTILIZADOS" o plenário do Crea tinha sua oupação completa. A participação foi efetiva e com ótimo indice de aproveitamento.
Alexander Justi, na condição de palestrante demonstrou como está o cenário e a necessidade por profissionais e estudantes que dominem o uso de softwares para elaboração de projetos na construção civil.
A plenária foi realizada no dia 18 de agosto no Crea-DF, com certificado de participação.




Confira as fotos aqui!

Caso tenha interesse em realizar cursos para o aprendizado de ferramentas que auxiliam a elaboração de projetos na construção civil, clique aqui!

Seminário de Ética reúne profissionais e estudantes na sede do Crea-DF

Aconteceu na sede do Crea-DF, no dia 22 de agosto, o seminário do projeto Ética das Profissões, com o tema Cidadania, Ética e Sustentabilidade. O evento reuniu profissionais e estudantes de diversas cidades. Para o coordenador do Projeto Ética Profissional, Edison Macedo, o Seminário foi um sucesso. “Foram mais de cem inscrições e essa frequência manteve-se do início ao fim”. Edison ressaltou que a Nova Campanha do Projeto de Ética está estimulando ainda mais a participação dos profissionais.

Durante a manhã, o professor Alípio Casali apresentou uma espécie de “aulão” sobre ética para os profissionais e estudantes que estavam presentes. De 14h às 15h30, Luciana Aguiar, do instituto Ethos de Responsabilidade Social, explicou sobre os movimentos ético-cidadãos, como o Movimento Anticorrupção e o projeto Jogos Limpos. Para encerrar, foi abordado o novo Código de Ética Profissional da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia.

O evento recebeu estudantes durante todo o dia. Para o coordenador do Crea Junior MG, Thiago Xavier Bedette Gomes, a ética é um assunto frágil, pois ainda é muito pouco discutida. “É aquilo que todo mundo diz saber do que se trata, mas quase nunca discute”. Para ele, deveria ser um assunto mais natural, uma vez que “o Sistema Confea/Crea visa proteger a sociedade dos maus profissionais”. Thiago ressalta que o curso de Engenharia de Produção que cursa não tem nenhuma disciplina que dê base sobre ética profissional.

Para o coordenador nacional dos Creas-Juniores e coordenador do Crea Junior-RR, Yuri da Silva Matos, é preciso ter a visão de que um curso de graduação “não forma apenas profissionais, forma cidadãos”. Entretanto, Yuri lembra que “o conhecimento da ética deve surgir ainda na base de vida das pessoas e não só na faculdade”. Segundo ele, tudo que foi visto e absorvido no seminário será passado depois a todos os estudantes dos Creas Juniores. Participaram ainda, representantes dos Creas Juniores de MT, GO e AM.

A estudante do 4° semestre de Engenharia Ambiental, Vanessa Duarte, elogiou a iniciativa do Confea. “Tem muita coisa que eles não falam nas aulas e que eu estou vendo aqui”. Ela esclarece que, mesmo tendo uma matéria especifica sobre ética na faculdade, geralmente o assunto não é aprofundado da maneira com ela viu no seminário.

Para o coordenador do Projeto Ética das Profissões, do Confea, a presença dos estudantes no evento é positiva.“Talvez o momento da graduação seja o momento ideal para se plantar a semente de ética profissional. O projeto pretende pelo menos amenizar a deficiência que existe em muitas escolas em que não se aplicam ensinamentos de ética”.

No entanto, não foram apenas os estudantes que tiraram proveito das exposições e explicações. A geóloga Ângela Daher declarou que ações como essa fazem com que o tema Ética fique mais envolvente para os profissionais. Ela ressalta que o assunto é importante não só para profissionais ligados ao sistema, mas para todas as outras profissões. “São práticas que devem advir desde a criação do cidadão, e no processo de graduação”.

O engenheiro civil Severino Silva assistiu ao seminário e disse ser uma novidade para ele uma divulgação de dimensão como a nova campanha de ética. “A novidade não está na existência do Código de Ética, mas sim na possibilidade de participar de um seminário que trate sobre o Código”.

Esse mesmo seminário já aconteceu no dia 10/08 em Florianopolis, SC, e está agendado para o dia 13/09 no Recife, PE.
Fernanda Fernandes




Assessoria de Comunicação do Confea

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Painel de Debates - Brasília: Tombada, porém viva

Palestra promovida pelo FNAPAE
Dia 24 de agosto, de 9h às 11h, no UniCEUB.
Brasília: Tombada, porém viva
Painel de Debates
Venha debater e discutir conosco aspectos gerais sobre o tombamento de Brasília


domingo, 21 de agosto de 2011

Grupo Alexander Justi no Crea Jovem-DF

Grupo Alexander Justi
W3 Sul, Quadra 513, Bloco A, Edificio Josefa nº 63, sala 101, Asa Sul, Brasília, DF
Telefone: (61) 3346-1213


Cursos:
VOCÊ QUE PARTICIPOU DA PALESTRA DO CREA JOVEM-DF
 OU ESTA INTERESSADO EM FAZER ALGUM CURSO
PREENCHA O FORMULÁRIO PARA VERIFICARMOS TURMAS

GARANTA SEU DESCONTO!

CLIQUE AQUI PARA PREENCHER O FORMULÁRIO

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Crea Jovem-DF | Plenária de Agosto

Seminário de Cidadania, Ética e Sustentabilidade


Dia 22 de agosto de 2011
Em Brasília - No Crea-DF

 REGIÕES CONSIDERADAS - Creas por Região considerada:- FLORIANÓPOLIS: RS, SC, PR, SP, MS, RJ e ES
- BRASÍLIA: DF, GO, TO, MG, MT, RO, AC, RR e AM
- RECIFE: AP, PA, MA, PI, RN, PB, CE, PE, AL, SE, BA

(III) PARTICIPANTES DOS SEMINÁRIOS DAS REGIÕES CONSIDERADAS
1) Coordenadores das Comissões de Ética dos Creas
2) Presidentes dos Creas
3) Coordenadores e Adjuntos das Câmaras Especializadas do Crea da região
4) Conselheiros Federais e Regionais da Região
5) Dirigentes das Entidades de Classe e das Instituições de Ensino

6) Integrantes dos Creas/JRs
7) Coordenadores Nacionais de Câmaras Especializadas
8) Profissionais em geral
9) Convidados do Crea anfitrião (Dirigentes dos Conselhos das demais profissões e
outros – especialmente para a parte da manhã)


Faça sua inscrição
Para o seminário de Brasília-DF - Local: Auditório do Crea/DF
Endereço: SGAS Qd. 901, lote 72 Conj. "D" - tel. (61) 3961-2800



Florianópolis, Brasília e Recife recebem Seminário de Cidadania, Ética e Sustentabilidade

Com o objetivo de capacitar os operadores do processo ético no Sistema Confea/Crea e Mútua, o “Projeto Ética das Profissões” promove, em agosto e setembro, três edições do Seminário de Cidadania, Ética e Sustentabilidade. O evento será realizado nas seguintes capitais: Florianópolis, no dia 10/08; Brasília, dia 22/08 e Recife, em 13/09.

São operadores do processo ético os conselheiros integrantes das Câmaras Especializadas, os conselheiros regionais e os conselheiros federais. Também podem ser considerados integrantes dessa categoria os dirigentes das entidades de classe e instituições de ensino representadas nos Conselhos.
Esses operadores são responsáveis pelo julgamento dos processos de infração ao Código de Ética, que, de acordo coma Lei nº 5.194/66, ocorre em três instâncias: Câmaras Especializadas, Plenários Regionais e Plenário Federal. De acordo com a Resolução nº 1.004/2003, há ainda comissões de ética, que funcionam como órgãos auxiliares das Câmaras Especializadas. Essas Comissões têm um papel preliminar ao julgamento, que consiste em dar início ao processo, instruí-lo e emitir relatórios fundamentados.
A primeira parte do evento incluirá palestra de Alípio Casali, que assessorou o Colégio de Entidades Nacionais na elaboração do Código de Ética Profissional. Ele falará sobre “Noções gerais de Cidadania, Ética e Sustentabilidade”. Ao longo do evento, serão abordados, ainda, três temas: “movimentos éticos-cidadãos da engenharia, da arquitetura e da agronomia”; “código de ética profissional” e “regulamento para a condução de processo ético disciplinar”.

Veja a programação completa do evento.
Faça a sua inscrição:

- Para o seminário de Florianópolis-SC - Local: Auditório do Crea/SC,
Endereço: Rod. Admar Gonzaga, 2125, Bairro Itacorubi - tel. (48) 3331-2000


- Para o seminário de Brasília-DF - Local: Auditório do Crea/DF,
Endereço: SGAS Qd. 901, lote 72 Conj. "D" - tel. (61) 3961-2800     


- Para o Seminário de Recife-PE - Local: Auditório do Crea/PE,
Endereço: Av. Agamenon Magalhães, nº 2.978, Bairro Espinheiro - tel. (81)3423-4383


Histórico
Em novembro de 2001, a “ética profissional” foi o tema que pautou o 4º Congresso Nacional de Profissionais (CNP). Nessa ocasião, foi aprovada por unanimidade a proposta de revisão do Código de Ética Profissional. O Colégio de Entidades Nacionais (Cden) elaborou, em contato com as bases do sistema profissional, viabilizada por meio das entidades regionais, o texto de um novo código, aprovado pelo Plenário do Confea por meio da Resolução nº 1.002/2002. Aprovado o Novo Código de Ética, uma nova demanda surgiu: "como disciplinar a instauração e a condução dos processos éticos?". Depois de oitivas realizadas nos Creas e nas entidades profissionais, foi aprovado pelo Plenário por meio da Resolução nº 1.004/2003, cuja ementa é a seguinte: “Aprova o Regulamento para a condução do Processo Ético Disciplinar”.

Assessoria de Comunicação do Confea

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Mais qualidade em menos tempo



Grupo Alexander Justi no Crea Jovem-DF

Dia 18/08/2011
Crea-DF  | 18h30
SGAS Qd. 901 Conj. D Asa Sul | Brasília-DF

Entrada Franca

NÃO HÁ NADA TÃO PODEROSO COMO UMA IDÉIA CUJO TEMPO CHEGOU

Grupo ALEXANDER JUSTI no Crea Jovem-DF

O Grupo ALEXANDER JUSTI, especializado em tecnologia BIM - Building Information Modeling - aplicada em projetos de Arquitetura,
Engenharia e Design no mercado brasileiro. 

Atuantes como Centro de Treinamento Autorizado Autodesk
no Crea Jovem-DF


Dia 18/08/2011
Horário: 18h30

Entrada Franca
Participação contempla certificado

ELEIÇÕES: Confea/Crea abre inscrições para candidatos 06/08/2011


O Confea,  Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, e os Creas estão com as inscrições abertas para presdiência do sistema até o dia 16 de agosto. Conforme o edital publicado no Diário Oficial da União, as eleições elegerão os candidatos para os cargos de presidente do Confea e dos 27 regionais do conselho. Mais de 800 mil engenheiros, agrônomos, técnicos, tecnólogos, e demais profissionais registrados nos Creas podem ser candidatos na seleção. O coordenador da comissão eleitoral e conselheiro do Confea,  Roberto Costa e Silva, destaca a importância da participação dos associados.  

Coordenador da comissão eleitoral, Roberto Costa e Silva

"Essa eleição é de suma importância para o sistema CONFEA/CREA. Então que as pessoas, os colegas se candidatem para que possam defender as suas ideias aqui dentro, porque só assim é que as ideias deles chegam aqui efetivamente e poderão ser implementadas. Então, se candidate, vote, escolham a melhor maneira de participar, se ele deseja participar efetivamente, se candidate, se não, que compareça, escute e vote."

O profissional que quiser se candidatar deverá protocolar um requerimento de registro de candidatura em Brasília ou nas sedes dos Creas, na capital de seu Estado. As eleições serão no dia 8 de novembro. O edital da seleção está disponível no site: http://www.confea.org.br/

CREA JOVEM-DF NO 16º CONGRESSO DA OCLAE - Montevidéu / Uruguai


Congresso sendo realizado desde o dia 10 de agosto, com duração até o dia 14 de agosto em Montevidéu. UNE defenderá o fortalecimento da integração latino-americana por meio da educação

O 16º Congresso Latino-Americano e Caribenho de Estudantes (Clae), importante espaço de discussão para definir os rumos da educação no continente, acontece na cidade de Montevidéu, no Uruguai, durante os dias 10 a 14 de agosto. Na ocasião, questões como a regulamentação do ensino privado, o fortalecimento da educação pública e a mobilidade acadêmica serão temas fortemente discutidos.

De acordo com o comitê organizador do encontro, mais de três mil delegados confirmaram presença.

A estudande de Engenharia Civil, Julia Vasconcelos, Diretora de Relações Institucionais - Frente Universidades do Crea Jovem-DF, está participando do evento.

Parabéns Júlia pela representação do Crea Jovem-DF e de toda a rede nacional dos Creas Júnior / Jovem.

*Júlia Vasconcelos, estudante de Eng. Civil no UniCeub e Diretora de Relações Institucionais - Frente Universidades do Crea Jovem-DF

Fonte: http://www.une.org.br/noticias/congresso-da-oclae.html

Palestra Crea Jovem-DF e Intelbras

Centrais Telefônicas Intelbras no Crea Jovem-DF

A plenária do Crea Jovem-DF do mês de julho abordou a área de telecomunicação
Com representante da empresa Intelbras, novas tecnologias foram apresentadas e conhecimento foi disseminado

Confira as fotos:





A palestra foi ministrada pelo técnico Francisco Mário.

A entrada foi franca com certificado de participação

Sustentabilidade em edifícios existentes

Confira a oferta de curso da Fundação Vanzolini
Clique Aqui

Curso de Atualização AQUA - Operação e Uso de Edifícios Comerciais e de Serviços
carga horária: 24 horas
data: 3 a 5 de outubro
horário: 8h às 12h30
local: Centro de Treinamento – Unidade Paulista