domingo, 23 de outubro de 2011

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Concurso de Redação


Clique Aqui!

A Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais convida você para um desafio: Concurso de Redação

“A NECESSIDADE DE MUDANÇA DO SISTEMA CONFEA/CREA PARA O FORTALECIMENTO DAS CATEGORIAS PROFISSIONAIS DO SISTEMA E DEFESA DA SOCIEDADE EM PROL DA SUSTENTABILIDADE”

As melhores redações serão encaminhadas como propostas de mudanças para as próximas gestões do CONFEA e CREA’s e divulgadas em meios de comunicação diversos. Os vencedores do concurso também receberão cada um, como premiação, um notebook!

Quem pode participar: Estudantes universitários e profissionais recém formados do Sistema Confea/Crea/Mútua".



II SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIPLAN


De 17 a 21 de Outubro de 2011
UNIPLAN
Campus Águas Claras/DF

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Simpósio de Segurança do Trabalho

 O Instituto Laboro promove o Simpósio de Segurança do Trabalho no dia 14 de outubro na unidade Brasília. Inscrições gratuitas. Participe!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Sistema Integrado Empresarial - SIE

A GMT Medeiros Construções está com inscrições abertas para um minicurso de utilização do software SIE-Sistema Integrado Empresarial. O software apresenta uma interface que permite ao usuário, Planejar, Organizar e Controlar uma empresa de Engenharia e Arquitetura.
 Conteúdo programático:
Controle de materiais e estoques; Controle de compras; Controle de vendas; Controle Financeiro; Controle de Pessoas; Controle Imobiliário, Orçamento de Obras; Orçamento de Produtos; Orçamento de Serviços,Contabilidade; Licitações; Generalidades.
O software também se integra a Internet, possibilitando o usuário a adquirir conhecimentos de engenharia e arquitetura, como por exemplo:
Auto Cad; MS Projet; Sketchup;  Topografia; Mecânica dos Solos;  Projetos de Instalações Prediais;  Resistência dos Materiais;  Energia Eólica;   Energia Solar; Cadernos de Encargos; Segurança do Trabalho,Petróleo e Gás, Estudos ambientais;    Subestações;   Linhas de tansmissão;  Engenharia mecânica;    Construção de Edifícios;   Mobilidade Urbana;    Demolições de Estádios,e  todos os assuntos relativos a Engenharia e Arquitetura.
Quem ministra a formação, é o autor do software, Geraldo Magno Taveira Medeiros.
Público Alvo: Profissionais e estudantes de Engenharia e Arquitetura. Técnicos de edificações. Corretores de Imóveis.

CURSO GRATUITO
INSCRIÇÕES AQUI
As atividades acontecerão no Auditório do CREA DF no dia 27/10/2011, com duração de 4 horas, no horário de 8:00 às 12:00  horas.  O mini-curso será, portanto, apresentado em um único dia de 4 horas. As vagas são limitadas.
Outras informações: Tels: (84) 3642-0020 / 8114-4202
             
QUALIFIQUE-SE PARA AS OBRAS DA COPA DO MUNDO 2014

17º Congresso Nacional de Jovens Lideranças Empresariais (CONAJE)


http://17conaje.com.br/


SEMANA DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO 2011


FELICITAÇÕES AOS ENGENHEIROS E ENGENHEIRAS AGRÔNOMAS

Confea/Crea realiza fiscalização nacional de obras da Copa no fim deste mês

Um Plano de Ação nacional de fiscalização nos empreendimentos relacionados à Copa do Mundo de 2014 foi elaborado e aprovado na última sexta-feira, 7/10, durante reunião entre a equipe do projeto Fiscalização do Exercício Profissional, do Confea, e os 12 Creas cujas capitais sediarão os jogos. De acordo com o Plano, o objetivo da ação é garantir que sejam atendidas as exigências legais e a legislação do Sistema Confea/Crea. A ação dá continuidade aos debates realizados nas 12 audiências públicas Confea/Crea em Campo, que ocorreram nas cidades sede entre os meses de março e agosto deste ano.

Ainda de acordo com o plano, a prioridade da ação é verificar Anotações de Responsabilidade Técnica, registro de profissionais e empresas e registro de profissionais estrangeiros que estejam envolvidos com as obras. No entanto, a fiscalização não se limitará aos documentos. Durante a reunião, os representantes do Creas elaboraram um check list de fiscalização que deverão ser utilizados pelos fiscais durante as visitas aos grandes empreendimentos relacionados à copa, como rodovias, arenas, portos, etc. Para os aeroportos há um check list específico.

Além das relações de profissionais e empresas envolvidas - exigindo as devidas ARTs e outros documentos como projetos básico e executivo e estudo de licenciamento ambiental – a check list exige verificação das condições da drenagem, do gerador, da vigilância eletrônica, de instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, da estação de tratamento de água e esgoto, dos portões automáticos e interfones, da energia solar, da central de ar-condicionado, do para-raios, das escadas rolantes, da irrigação, da engenharia de segurança do trabalho, da impermeabilização, das estruturas metálicas, entre outros inúmeros fatores relacionados às profissões do Sistema Confea/Crea. No total, são 42 itens no check list de fiscalização de obras, serviços e equipamentos de grandes empreendimentos.

Após a ação, cada regional fará um relatório de fiscalização e todos serão compilados pela equipe do Projeto Fiscalização do Confea para um relatório nacional final. O Plano de Ação também prevê que, durante a fiscalização, seja criado um cadastro específico dos empreendimentos da Copa, que fornecerá o histórico das visitas já realizadas e ARTs e notificações já emitidas.

Para o gerente de fiscalização do Crea-BA, Wilson Jucá, a ação integrada é uma oportunidade de trocar experiências e chegar a um padrão operacional cada vez mais adequado. “A gente troca ideia com o colega de outro estado, que já passou por grandes experiências na sua região e está em um estágio mais evoluído e eficaz”, disse. “Até mesmo os Creas mais experientes em grandes obras podem absorver novas experiências”, completou.

O superintendente de operações especiais de fiscalização do Crea-SP, Ademir Alves do Amaral, ressaltou que sempre foi discutida a padronização da fiscalização no Sistema Confea/Crea, com intuito de desenvolver uma forma de fiscalização mais produtiva. Para ele, os debates  e  as visitas técnicas às obras da Copa no Rio de Janeiro, que já  tem  experiência  com os Jogos Panamericanos, são muito importantes. “É uma maneira de os Regionais envolvidos com o processo da Copa adotarem uma sistematização na hora de fiscalizar as obras”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Confea

Oportunidades de Estágios e Agenda de Eventos

Confiram

Pensar o Brasil e as Américas

Confea, Ipea e IFC promovem oficina de políticas públicas

Brasília, 10 de outubro de 2011
O projeto Pensar o Brasil e as Américas, do Confea, promoveu nesta segunda-feira, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) uma oficina de acompanhamento de políticas públicas, que reuniu profissionais e dirigentes de organizações profissionais do Sistema Confea/Creas, além de representantes do Crea-Jr.

O evento apresentou metodologias e experiências de acompanhamento de políticas públicas e teve como palestrantes a técnica de planejamento e pesquisa do IPEA, Martha Cassiolato, o diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB, Saulo Rodrigues Filho, e a diretora da Secretaria de Fiscalização a Avaliação de Programas do Governo (Seprog/TCU), Glória Maria Merola.

A mesa de abertura foi composta pelo coordenador do projeto Pensar o Brasil e as Américas, Paulo Bubach, pela superintendente de programas e projetos do Confea, Neuza Trauzzola, e pela chefe da assessoria técnica do IPEA, Luciana Acioly. Luciana aproveitou a fala para elogiar a iniciativa, que, nas palavras dela, “potencializa as capacidades do corpo técnico do Instituto”. Neuza observou que o Confea há tempos tem se inserido no processo de discussão de políticas públicas e mencionou algumas ações do Sistema nessa direção, como as propostas para o desenvolvimento sustentável brasileiro, entregues, à época, aos presidenciáveis nas eleições de 2010.

Palestras
Primeira palestrante do dia, Martha Cassiolato apresentou uma proposta do IPEA de elaboração de Modelo Lógico: uma estrutura rigorosa em detalhes sobre o programa, suas causas, expectativas e público-alvo. Para Martha, o esquema ajuda a organizar as avaliações. “A maior parte dos programas tem problemas de desenho. Era muito difícil, analisando as propostas de um programa, entender o que ele era e quais eram os resultados esperados”, afirmou.

Para Saulo Rodrigues Filho, que falou sobre sustentabilidade, o tema precisa ser posto em pauta no ato de criar políticas públicas. “A sustentabilidade em si é uma propriedade intangível. Mas isso não significa que não devemos buscá-la. Podemos nos aproximar dessa meta utópica”. Saulo mostrou, durante sua apresentação, uma série de índices que ajudam a mensurar a sustentabilidade como fator para o bem-estar das pessoas.

Glória Maria Merola apresentou ao público presente uma forma de auditoria pouco conhecida, a auditoria operacional, que consiste na assistência com foco na eficiência, eficácia e efetividade na gestão de programas. “Há diversos gargalos e dificuldades na implantação de políticas públicas. Nesse sentido, a auditoria especializada trabalha com a área de tramitação, que tem impacto na questão da eficiência e eficácia, e tenta, também, fazer um tipo de avaliação mais complexo, que envolve a efetividade da política pública: é uma tentativa de se avaliar até que ponto, de fato, aquela política faz diferença em termos de mudança de situação da população que está sendo atingida por ela. É um trabalho ambicioso”, explicou.

Pensar o Brasil e as Américas
A oficina de acompanhamento de políticas públicas é uma iniciativa prevista pelo projeto Pensar o Brasil e as Américas. “O objetivo é mobilizar os profissionais e as organizações para fazer o acompanhamento de políticas públicas. Esse seminário tem esse intuito, de conhecer as metodologias e experiências de outros organismos, que já fazem acompanhamento de políticas públicas, para divulgá-las em nosso meio profissional e com isso utilizar essas experiências para acompanhar as políticas na área tecnológica”, conta o coordenador do projeto Paulo Bubach. Bubach está à frente do projeto desde fevereiro deste ano. 

O Pensar o Brasil e as Américas vai realizar atividades semelhantes em outros estados. Além disso, o projeto vai publicar cartilhas e documentos sobre políticas públicas. A Oficina continua até o fim do dia desta segunda-feira.
Felipe Lima
Assessoria de Comunicação do Confea

Reunião de Diretoria | Mês de Outubro

O Crea Jovem-DF vem realizando bem mais do que havia sido planejado para esse ano de 2011. Isso é resultado do empenho de diretoras e diretores, bem como pelas contribuições de membros do Crea Jovem-DF.

E para encerrar as atividades de 2011, ainda serão realizadas:
  1. Ação Social
  2. Ação de Engenharia Pública
  3. Cursos
  4. Plenárias nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro
  5. Participações nas Semanas de Engenharia das Universidades
  6. Participação na Colação de Grau
  7. Dentre outras atividades
Por isso, integre-se e participe conosco de cada uma das ações!
Proponha! Realize! Mude!

Juntos podemos muito mais!




68ª SOEEA É JOVEM

Vanderson da Silva Oliveira do Crea Jovem / DF considerou o evento impecável nos itens organização e conteúdo. Conta que aprendeu muito na palestra como conquistar a sonhada independência financeira. “Com o mercado aquecido na área da engenharia foi uma boa lição de como ser um bom empreendedor. Também para o Sistema e para a Nação. Verdadeira visão empresarial”.

Julia Cunha Vasconcelos, estudante do curso de engenharia civil do Centro Universitário de Brasília e integrante do Crea/Jovem, considerou o evento bacana não só por apresentar em suas palestras a participação de profissionais da engenharia e áreas tecnológicas, mas também de outras, a exemplo da Ambientalista Marina Silva. “Considero de grande importância a 68ª SOEEA, por mobilizar os Creas Jovem em clima de união e de conteúdo.”