domingo, 20 de novembro de 2011

Participação efetiva da juventude tecnológica na reunião plenária do Crea Jovem-DF

Foi realizada no último dia 18 a plenária do Crea Jovem-DF. A abordagem foi referente as atividades planejadas para o encerramento das atividades de 2011, que se destacam:
  1. Ação Social
  2. Crea Jovem-DF em Aventura - Trilha e rapel
  3. Assembléia Geral
  4. Confraternização

É a juventude planejando e realizando ações que contribuem para o desenvolvimento profissional e da sociedade envolvendo as questões sociais e ambientais.



Participe você também desse movimento!

** A Plenária do mês de dezembro irá apresentar um panorama dos preparativos para a copa do mundo e demais eventos a nível distrital e nacional. Agende-se!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Assembléia Crea Jovem DF

Crea Jovem-DF | Plenária de Novembro


Entrada Franca e com Certificado de participação.
Divulgue, convide e participe você também.

Crea Jovem-DF no 17º CONAJE

           O CONAJE Congresso Nacional de Jovens Lideranças Empresariais (17º CONAJE), foi realizado nos dias 10 e 11 de novembro, em Campo Grande/MS.
        Reunindo jovens empresários, empreendedores de sucesso e autoridades do Brasil o evento apresentou cases de sucesso e aflorou ainda mais o espírito empreendedor.
        Para Nathália Roberto e Stéffanni Marques, diretoras do Crea Jovem-DF a participação no evento contribuiu para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e ainda mostrou que desafios precisam ser vistos como grandes oportunidades de sucesso.
         O Crea Jovem-DF juntamente com lideranças de Crea Júnior de todo o Brasil participou ativamente do evento. É a rede de Jovens do Sistema Confea/Crea desenvolvendo competências e fortalecendo desde já e constantemente a sua atuação profissional.


Saudações ao Crea Júnior MS! Sucesso a todos!
Vamos que vamos!

Oportunidades de emprego

Confira na página de Oportunidades / Estágios



Associação Brasileira de Engenheiros Civis realiza dois eventos internacionais no fim deste mês

No fim deste mês, Curitiba receberá dois eventos internacionais realizados pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc): o 3º Encontro das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Castelhana, nos dias 29 e 30 de novembro, e o 3º Congresso Íbero-Americano de Engenharia Civil, de 30 de novembro a 3 de dezembro.

Para mais informações, clique aqui

ART - Anotação de Responsabilidade Técnica

Os benefícios da ART


Os profissionais, quando executam serviços, ficam sujeitos à Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), de acordo com a Lei nº 6.496/77. Esse documento traz informações úteis para o profissional, para a sociedade, para o contratante e, ainda, auxilia a verificação do efetivo exercício profissional e da execução das atividades técnicas.

Para o profissional, o registro é importante porque garante os direitos autorais; comprova a existência de um contrato, principalmente em caso de contratação verbal; garante o direito à remuneração, pois pode ser usado como comprovante de prestação de serviço; define o limite das responsabilidades, respondendo o profissional apenas pelas atividades técnicas que executou; e pode ser usado para dar entrada na aposentadoria. Ainda sobre os benefícios da ART, vale destacar que esse documento indica para a sociedade os responsáveis técnicos pela execução de obras ou prestação de quaisquer serviços profissionais referentes à área tecnológica, assim com as características do serviço contratado.

Para o consumidor, a ART serve como um instrumento de defesa, pois formaliza o compromisso do profissional com a qualidade dos serviços prestados. Em casos de sinistros, identifica individualmente os responsáveis, auxiliando na confrontação das responsabilidades junto ao Poder Público. Isso explica porque em serviços que envolvem trabalho em equipe (multidisciplinares ou da mesma modalidade) cada profissional deve registrar individualmente a ART, como responsável, coautor ou corresponsável, em sua área de atuação. 

Fonte: CONFEA

Mercado (ainda mais) atraente

Mercado (ainda mais) atraente


Da Redação - Correio Braziliense
14/11/2011 11:25

Bruno Peres/CB/D.A Press
Versátil: Adelcke tem uma empresa de consultoria hoje, mas já fez de tudo um pouco em seus 39 anos de profissão
A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 são sinônimos de novos empregos para os anfitriões brasileiros. Haverá demanda por trabalhadores de áreas como hotelaria, transporte, atendimento e tradução de idiomas, que já estão em fase de capacitação e aperfeiçoamento para atuar durante os eventos. Outras profissões, contudo, já colocaram a mão na massa. É o caso do engenheiro civil, responsável por projetar, gerenciar e executar obras como estádios, ginásios, estradas, aeroportos e edifícios, além de barragens, canais e portos. Para garantir a estrutura do país que receberá as duas principais competições esportivas mundiais, o trabalho desse profissional já começou. E as oportunidades só tendem a aumentar, especialmente nas cidades sede.

O paulista Adelcke Rossetto, 62 anos, conhece bem a profissão: é engenheiro civil há 39 anos. Graduou-se na Universidade de Brasília (UnB), trabalhou em prefeituras, já foi empregado nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul e, há 11 anos, tem uma empresa de consultoria na capital federal. Ele conta a importância de conhecer diferentes etapas do trabalho e explica o porquê de ir a campo. “Existem três tipos de atuação: projeção, gerência e execução. Já passei pelas três: elaborei estudos para concretizar projetos; já gerenciei, acompanhando, fiscalizando e licitando projetos e obras; e também já executei obras”, relata. “Hoje, fico mais no escritório, mas recomendo todos a irem a campo, fazer de tudo, para ter uma visão global do processo”, diz.

Segundo Adelcke, as chances de emprego para engenheiros em Brasília são boas tanto no serviço público quanto na iniciativa privada. “Órgãos como a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), a Codeplan (Companhia de Planejamento do Distrito Federal) e a Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil) sempre precisam da gente. No setor privado, a construção se destaca, especialmente o ramo imobiliário”, afirma.

O engenheiro civil nascido e formado na capital federal Francisco Alves, 43 anos, atua no ramo de fiscalização de obras e define a Copa do Mundo de futebol como atraente para os colegas de profissão. “O leque de áreas de atuação é extenso (veja quadro). São muitas chances na construção civil, com o surgimento do Estádio Nacional de Brasília, a ampliação do aeroporto e a realização de outras obras pelo governo. Hoje, estudar engenharia civil é uma boa”, observa o servidor da Companhia Energética de Brasília (CEB).

O Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) tem uma das oito faculdades de engenharia civil do DF reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo o coordenador do curso, Feruccio Bilich, as fartas oportunidades estão atraindo alunos e até profissionais de outros campos de atuação para a área. “Temos vários estudantes na segunda graduação e transferidos de outros cursos. Há aluno que trabalhava com marketing e viu mais perspectivas na engenharia civil”, resume. Na universidade, o aluno fica em média cinco anos — os dois primeiros apresentam disciplinas básicas, como física, química e matemática, enquanto os outros três têm matérias de preparação para o mercado de trabalho, como geotecnia, hidráulica, hidrologia e transportes.

Onde estudar
Além da graduação da UDF, as faculdades de engenharia civil reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) estão no Centro Universitário de Brasília (UniCeub), no Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan), no Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), no Instituto de Ensino Superior Planalto (Iesplan), na Universidade Católica de Brasília (UCB), na Universidade de Brasília (UnB) e na Universidade Paulista (Unip).

Crea Jovem-DF na UNIPLAN

O Crea Jovem-DF esteve presente também na II Semana Acadêmica de Engenharia Civil da UNIPLAN, realizada no dia 17 de outubro de 2011, no campus de Águas Claras/DF.

Aproximando o estudante e o futuro profissional ao seu conselho de classe.


Confira mais fotos aqui!