terça-feira, 27 de março de 2012

Mulheres na Construção

A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional, apresenta o projeto Mulheres na Construção. Para realizá-lo estão sendo investidos pela Sudeco cerca de R$ 1,1 milhão. Os cursos serão ministrados pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), que é parceiro na sua realização.

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) deverá buscar a inserção dos alunos formados no mercado de trabalho por meio de contrato temporário e em caráter experimental. O Programa também tem o apoio da Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal.

Na primeira etapa, o Programa Mulheres na Construção visa à capacitação técnica de 440 pessoas na construção civil, na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. No decorrer do curso, cada participante receberá uma Bolsa de Estudos no valor de R$ 200,00/mês do IFB para custear suas despesas com deslocamento e alimentação.

Serão disponibilizadas 200 vagas para o primeiro semestre de 2012 e 240 vagas para o segundo semestre de 2012, sendo 40 destinadas ao cursos realizados pela unidade móvel em Águas Lindas de Goiás.

Oportunidades de estágio


Oportunidades para formandos até
Dez/2012 em Agronomia e Engenharia Agronômica

Sinduscon promove palestra sobre fiscalização nas obras de infraestrutura


Para os interessados em sanar dúvidas sobre a fiscalização nas obras de infraestrutura, a Comissão de Política e Relações Trabalhistas (CPRT) do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) promove, no dia 28 de março, quarta-feira, a palestra “Canteiro Legal e Ações do Ministério do Trabalho”. A exposição acontece na sede do sindicato, às 18h, e será ministrada pelo engenheiro especialista em Segurança do Trabalho na Indústria da Construção, Sérgio Antônio.

A palestra irá tratar, dentre outros assuntos, das origens e abrangência na Indústria da Construção das Normas Regulamentadoras (NRs); das ações de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), suas repercussões, responsabilidades e ônus para as empresas; conhecimento, aplicação e treinamento gerencial de engenheiros e mestres de obras; além de outros quesitos, como os programas de segurança e saúde.

Para Izidio Santos Junior, presidente da CPRT, é muito importante que todas as empresas associadas possam participar deste curso. “É necessário ter a conscientização dos empresários e engenheiros, principalmente no que diz respeito à segurança em canteiro de obras. Com esta palestra podemos entender mais sobre as Normas Regulamentadoras e demais assuntos relacionados à fiscalização em canteiros de obras”, afirma.

Sobre o palestrante

O engenheiro Sérgio Antônio foi auditor-fiscal do Trabalho do MTE, na Delegacia Regional do Trabalho de São Paulo, até 2007. Atualmente, é consultor em Engenharia de Segurança do Trabalho para fabricantes, locadores, usuários de gruas e elevadores utilizados em canteiros de obras da Indústria da Construção; instrutor de auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego e de peritos e analistas do Ministério Público do Trabalho sobre a Norma Regulamentadora n º 18; além de perito técnico em análise de acidentes do trabalho e em questões trabalhistas sobre insalubridade.

Sérgio também é autor dos livros “Plano de cargas para gruas instaladas em canteiros de obras” e “Segurança e saúde no trabalho para micro e pequenas empresas”.

Mais informações sobre a palestra pelo telefone (61) 3234-8310 ou pelo e-mail comissoes@sinduscondf.org.br.
http://www.sinduscondf.org.br/

69ª Soea será realizada com parceria entre Confea, Crea-DF e Mútua







No início da tarde dessa segunda-feira (26) o presidente do Crea-DF Eng. Flávio Correia de Sousa, acompanhado da chefe de gabinete Denise Albuquerque, comunicou ao presidente do Confea, José Tadeu da Silva, a aceitação do convite de parceria para a realização da 69ª Soea. “Recebemos o convite para a parceria e de imediato levamos à plenária para a aprovação no mérito.” disse o presidente do Crea-DF, ressaltando que todo o evento será feito com a parceria Confea, Crea e Mútua.

Satisfeito com a notícia, o presidente José Tadeu julgou a parceria importantíssima nesse novo momento. “Com a desistência do Crea-PA de realizar o evento e, faltando apenas sete meses para a sua realização, é necessária urgência na composição da comissão organizadora da Soea”, finalizou.
A proposta do tema central para a 69ª Soea é a atualização e a o aperfeiçoamento de normativos do Sistema profissional.
Rhenan Rodrigo
Assessoria de Comunicação do Confea