domingo, 29 de setembro de 2013

Crea jovem participou da Semana das Engenharias do UNICEUB

Vice presidente do Crea jovem DF , Júlia Vasconcelos participa juntamente com o Presidente do CREA-DF Eng Civil.Flavio Correia e o superintendente do CONFEA Gilberto Campos, da semana das Engenharias no uniCEUB .

OPORTUNIDADE: CONFIRA!!

NOVO curso sobre aplicação de certificação LEED NC v.3 e LEED CS v.3 


segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O CREA JOVEM DF PARABENIZA OS TÉCNICOS INDUSTRIAIS PELO SEU DIA!



23 DE SETEMBRO - DIA DO TÉCNICO INDUSTRIAL



Você que é Técnico Industrial, parabéns pelo seu dia! O Crea jovem DF, deseja sucesso no exercício legal de sua profissão. Você que é estudante, continue firme no seu objetivo de conquistar seu título profissional. E para conhecer mais sobre sua profissão, procure pela FENTEC!!

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Delegação do Crea Jovem-DF participa 70ª SOEA

Delegação do Crea Jovem-DF participa 70ª SOEACrea Jovem-DF
O Crea Jovem-DF participou dos dias 09 a 12 de setembro da 70ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia, realizada em Gramado (RS). Além da SOEA, a cidade também recebeu o 8º Congresso Nacional de Profissionais – CNP, com o tema “Marco Legal: competência profissional para o desenvolvimento nacional”.
A 70ª SOEA teve uma extensa programação. A palestra de maior destaque ocorreu na manhã da terça-feira (10/9), quando o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Ayres Britto, ministro sobre “Ética e Moral Sustentáveis” e enfatizou a ética nas relações humanas, políticas e profissionais.
Durante a 70ª Soea, a delegação do Crea Jovem-DF participou, junto aos 21 outros Creas Junior/Jovem, do 8° Fórum Jovem que tinha por objetivo buscar melhorias na legislação, na atuação profissional, além de discutir o processo de regulação dos grupos no Sistema Confea/Crea e Mútua.

Eleição do novo representante nacional do Crea Júnior/Jovem
Durante dez meses Flávio Castro, presidente do Crea Júnior da Bahia, trabalhou como representante nacional e teve a gestão focada em acompanhar a tramitação do processo de regulação dos Creas Júnior/Jovem e demais assuntos de interesse dos jovens.
Na reunião, os representantes eleitos pelos votos dos coordenadores foram os estudantes de engenharia civil: Saulo Souza (titular), presidente do Crea Jovem do Amazonas e Sathya Ananda Carnielli (representante-adjunta), presidente do Crea Júnior do Espírito Santo.
Ao final da votação, o manifesto do Fórum Crea Jovem foi elaborado abordando as decisões tomadas durante a reunião de coordenadores. O documento foi entregue ao presidente do Confea, José Tadeu da Silva no encerramento do 8º CNP.
O Crea Jovem DF agradece o apoio do CREA-DF, em especial o presidente, eng. civil Flavio Correia, a presidente do Crea Jovem, engª. ambiental Jhéssica Cardoso e o coordenador, engº. ambiental Marcus Vinícius, por propiciar a participação da delegação durante o evento.

domingo, 15 de setembro de 2013

CREA JOVEM DF PARTICIPA DA EXPOSOEA

Expositores, pesquisadores, estudantes e profissionais de todas as modalidades participaram da exposição do stande do CREA DF e também do CREA Junior/Jovem entre corredores de uma área de 12 mil metros quadrados. Segundo a assessoria de comunicação do CONFEA, cerca de 60 estandes foram erguidos no Centro de Eventos Serra Park para abrigarem empresas de softwares, tecnologia, universidades, Creas, Confea e Mútua.

Diretores Julio Nascimento (à esquerda) e Luiz Fernando (à direita) junto ao presidente do Crea DF
Eng. Flavio Correia no estande do CREA-DF na 70ª SOEA
"Os estandes do Confea e dos Conselhos Regionais dão brilho especial à ExpoSoea. Cada Regional trouxe algo para representar seu estado. Da cachaça do Nordeste e da cultura gaúcha, aos cocares indígenas do Amazonas, tudo pode ser conferido até o final desta quarta-feira (11), no Centro de Evenetos de Gramado Serra Park. As características de cada estado são apresentadas pelos estandes dos Creas, que é uma oportunidade para os profissionais conhecerem as particularidades de cada região e talentos dos conselhos regionais: confraternização e orgulho de mostrar as peculiaridades de suas regiões tomam conta dos arredores da ExpoSoea." - Assessoria de comunicação Confea/Creas

Diretores Murillo Aquino, Dalvanice Gonçalves, Luiz Feranndo, Presidente Eng. Jhéssica Cardoso,
Tamilles Estrela, Niágara Barbosa, Julio Nascimento e Daniel Mendes

O Crea jovem DF participou auxiliando no estande do CREA DF, que apresentou a temática do Cerrado com a apresentação da vegetação, sementes e características do bioma da região. Apresentaram também diversas fases da construção do Estádio Nacional de Brasília, Mané Garrincha que muito fez sucesso entre os visitantes.

 

DIRETORES COMPÕE A DELEGAÇÃO PARA PARTICIPAR DA 70ª SOEA NO RS

Diretores do CREA JOVEM-DF preparando-se para participar da 70ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia do Sistema Confea/Crea.

Na foto: Murillo Aquino, Dalvanice Gonçalves, Júlio Nascimento, Tamilles Estrela, Daniel Mendes, Angelo Avellar, Niágara Barbosa, Inajá Neiva, Luiz Fernando Menezes, Cássio Lopes e Karina Silva.

Parabéns pela participação!!


Delegação do CREA JOVEM DF chega à 70ª SOEA


Em menos de uma semana, o público de estudantes e profissionais de áreas tecnológicas de todo o Brasil participaram da 70ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, que nesta edição, em Gramado (RS), tratou do tema “Valorização profissional e proteção à sociedade”. Participaram dos debates a presidente do Crea Jovem DF Jhessica Cardoso e a 1º Vice-presidente Júlia Vasconcelos. Também acompanharam as discussões, a delegação composta pelos diretores do movimento em Brasília, Luiz Fernando Menezes Souza,Murillo Aquino Carvalho , Tammy Estrela, Cássio Lopes, Karina FernandaNiágara Barbosa, Dalvanice Santos, Júlio Nascimento Mamede, Inajá Neiva, Daniel Ta'watinga eAngelo Avellar.




CREA JOVEM DF PARTICIPOU DO 8º FÓRUM JOVEM

Presidente Jhéssica Cardoso e Vice Julia Vasconcelos
 à esquerda
No segundo dia dos trabalhos do 8º Fórum Jovem nesta quarta-feira (11/09) foi realizada a reunião de coordenadores de Creas Júnior/Jovem para discutir questões relacionadas ao reconhecimento dos grupos junto ao Sistema Confea/Crea e Mútua. Outros pontos de pauta elencados foram as primeiras definições do 9º Fórum Jovem na 71ª Soea, a elaboração do manifesto do Fórum na 71ª Soea e a eleição dos próximos representantes nacionais do Crea Júnior/Jovem.
Apesar das diretorias de jovens em 22 Creas já estarem instituídas, não há uma decisão normativa aprovada no Confea que regulamente o Programa Crea Júnior no Sistema. Por conta disso, tramita no Federal o Processo nº 741/11 que propõe instituir o programa.
O representante nacional do Fórum Jovem, Flávio Castro, apresentou aos presentes a minuta da decisão normativa que regulamentaria o programa. Após considerações e discordâncias entre os coordenadores quanto ao texto proposto, o grupo decidiu encaminhar via e-mail, ao novo representante nacional eleito, sugestões de alterações ao texto original no prazo de 30 dias, a contar do término do 8º Congresso Nacional de Profissionais (CNP).
Para 9º Fórum Jovem na 71ª Soea, houve sugestões de temas para palestras voltadas a explanar sobre gestão, empreendedorismo e liderança, com a finalidade de capacitar os jovens em questões relacionadas ao mercado de trabalho.
Eleição do novo representante nacional do Crea Júnior/Jovem
Durante dez meses, Flávio Castro, presidente do Crea Júnior da Bahia, trabalhou como representante nacional e teve a gestão focada em acompanhar a tramitação do processo de regulação dos Creas Júnior/Jovem e demais assuntos de interesse dos jovens.
Na reunião, os representantes eleitos pelos votos dos coordenadores foram os estudantes de engenharia civil: Saulo Souza (titular), presidente do Crea Jovem do Amazonas, e Sathya Ananda Carnielli (representante-adjunta), presidente do Crea Júnior do Espírito Santo.
Ao final da votação, o manifesto do Fórum Crea Jovem foi elaborado abordando as decisões tomadas durante a reunião de coordenadores. O documento será entregue ao presidente do Confea, eng. civ. José Tadeu da Silva.
Equipe de Comunicação do Confea e dos Creas

terça-feira, 3 de setembro de 2013

DELEGAÇÃO DO CREA JOVEM-DF IRÁ À GRAMADO-RS PARA 70ª SOEA E 8º CNP


Membros do CREA JOVEM-DF, conheçam a delegação que irá participar da 70ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia do Sistema CONFEA/CREA e do 8º Congresso Distrital de Profissionais em Gramado-RS no período de 9 a 14 de Setembro de 2013.

Não deixe de participar do 8º Fórum Jovem, promovido pelos CREAs Jrs/Jovens do Brasil. É o espaço para a JUVENTUDE do nosso SISTEMA! É o seu espaço estudante universitário e jovens profissionais!! Venha trazer suas ideias, participar, debater e contribuir para as mudanças e melhorias das categorias profissionais e oportunidades para os jovens! Esperamos por você!


Delegação CREA JOVEM-DF
Coordenador Comissão CREA JOVEM-DF do CREA-DF Engº Amb.  Marcus Vinícius
Coordenadora Adjunta e Presidente CREA JOVEM-DF Engª Amb. Jhéssica Cardoso
1ª Vice-presidente Júlia Vasconcelos – UniCEUB (Eng. Civil)
2º Vice-presidente Luiz Fernando Menezes – Uniplan (Eng. Civil)
Secretária Dalvanice Gonçalves – Uniplan (Eng. Civil)
Secretária Karina da Silva – UnB (Eng. Florestal)
Diretora Niágara Barbosa – UnB (Eng. Ambiental)
Diretor Ângelo Avelar – IESB (Eng. Civil)
Diretor Cássio Lopes – UDF (Eng. Civil)
Diretora Inajá Santos – UniCEUB (Geografia)
Diretor Júlio Nascimento – UNIP (Eng. Civil)
Diretor Murillo Aquino – UniCEUB (Eng. Civil)
Diretor Daniel Mendes – UDF (Eng. Civil)
Diretora Tammiles Estrela – UNIP (Eng. Civil)

CREA JOVEM DF PARTICIPOU DE FÓRUM GOVERNAMENTAL DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Aconteceu no dia 22 de agosto, a 16ª Plenária do Fórum Governamental de Responsabilidade Social - FGRS, com um debate sobre certificação e contratações sustentáveis, no intuito de amadurecer o tema e buscar compreender como as certificações podem contribuir para o processo de inclusão da sustentabilidade nas contratações públicas.

Sistema U - CGU, TCU e AGU no FGRS

O Fórum Governamental de Responsabilidade Social foi criado em 29 de abril de 2010 e instalado em junho do mesmo ano com o objetivo de ser um espaço permanente de discussão e proposição de questões e iniciativas relativas à Responsabilidade Social. A proposta do Fórum é ser um espaço de articulação para toda a esfera governamental, a fim de compartilhar experiências, visões e somar esforços no sentido de promover, facilitar e fortalecer a mobilização social e governamental para ações de responsabilidade social, apoiando e propondo ações voltadas para a consciência da cidadania, dos direitos humanos e para a proteção do meio ambiente.

O Fórum foi proposto a partir da participação do Inmetro e do CSJT (Conselho Superior da Justiça do Trabalho) como delegados do Grupo de Trabalho da ISO 26000  - representantes da categoria Governo, Especialista e Observador, respectivamente , uma vez que  tinham como parte de suas atribuições  articular a categoria Governo no Brasil para o tema e disseminar e promover o diálogo sobre o conteúdo da norma técnica que estava em fase de elaboração.

Foram estabelecidos como objetivos específicos do Fórum:

  1. Promover o debate sobre a responsabilidade social nas organizações e divulgar a legislação, as normas e as iniciativas pertinentes;
  2. Desenvolver e acompanhar estudos, projetos e ações de responsabilidade social;
  3. Propor, estimular e promover a expansão e o aprimoramento das ações de Responsabilidade Social nas organizações;
  4. Promover a convergência e a colaboração entre seus membros para disseminação de princípios, estudos, projetos e ações de Responsabilidade Social;
  5. Formular e encaminhar propostas de políticas, programas e projetos de responsabilidade social que contribuam para a efetividade dos direitos da cidadania, a proteção ao meio ambiente e aos direitos humanos. 

O Fórum já realizou diversas reuniões e tem tido uma expressiva participação de diversos órgãos governamentais dos três poderes e de setores bem diversos como: Câmara dos Deputados, Tribunais Regionais do Trabalho, Casa Civil, Advocacia Geral da União, Tribunal Superior do Trabalho, Banco Central, BNDES, Petrobrás, Furnas, além de diversos ministérios.

Tem havido também a importante participação de outras partes interessadas da sociedade representantes de outros setores como é o caso do CNI e CNC. A coordenação do Fórum é tripartite, com representantes dos Três Poderes, atualmente compartilhada entre Inmetro, Conselho Superior da Justiça do Trabalho e Câmara dos Deputados.

(FONTE: INMETRO)






CREA JOVEM-DF PARTICIPA DE SEMINÁRIO DE SENSIBILIZAÇÃO E WORKSHOP DO PROJETO COMPRAS GOVERNAMENTAIS E PEQUENOS NEGÓCIOS

A presidente do CREA JOVEM-DF, Eng. Jhéssica Cardoso participou nessa última segunda-feira (26/08) do Seminário de Sensibilização e Workshop do Projeto Compras Governamentais e Pequenos Negócios: programa de estímulo, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração - CONSAD e SEBRAE.
O PROGRAMA DE ESTÍMULO – Compras Governamentais e Pequenos Negócios têm o objetivo de efetivar os benefícios da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nos estados brasileiros e monitorar a efetividade de suas disposições sobre compras governamentais no estímulo ao desenvolvimento dos PN e no desenvolvimento socioeconômico local.
A abertura do evento contou com a participação da Vice-Presidente do Consad, Secretária Renata Vilhena e do 2º Vice-presidente, o Secretário Wilmar Lacerda; Secretária de Estado da Administração do Pará Alice Viana, Secretário do Rio Grande do Sul Alessandro Pires, do Diretor do Instituto de Compras Governamentais - ICG, Roberto Baccarat e do Sebrae representado na pessoa de Denise Donato.
O evento contou com uma palestra de Inovação com o professor PhD em Administração Internacional (University of Bradford) Carlos Arruda, que falou sobre inovação tecnológica, inovação mercadológica, incentivos ao empreendedorismo. A Eng. Jhéssica também participou no espaço de debates, falando sobre a sustentabilidade vista no viés da inovação tecnológica, assunto explanado por Carlos como de relevância para os empreendedores.
- See more at: http://www.aneam.org.br/noticias/destaque/1962-aneam-participa-de-seminario-de-sensibilizacao-e-workshop-do-projeto-compras-governamentais-e-pequenos-negocios#sthash.pjjGe9U2.dpuf

PRESIDENTE DO CREA JOVEM-DF FALA SOBRE O CENTRO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS - DF


A presidente do CREA JOVEM-DF, Eng. Jhéssica Cardoso, concedeu entrevista ao programa Capital Imóveis sobre o Centro de Práticas Sustentáveis. Na entrevista, a conselheira do CREA-DF falou da importância do governo e gestores públicos incentivarem e estimularem a participação de profissionais, estudantes e da sociedade no Centro de Práticas Sustentáveis com fim de inovação tecnológica e sustentabilidade, já que o CPS busca fomentar o empreendedorismo ambiental.
Jhéssica falou que atualmente, já existem profissionais habilitados e com atribuições de trabalhar a compensação ambiental, recuperação de áreas e gerenciamento de resíduos, que é o Engenheiro Ambiental. Essas atribuições são foco do CPS, que foi construído para compensação ambiental do Setor Habitacional Jardins Mangueral, em São Sebastião-DF; utilização de resíduos da construção do Estádio Nacional de Brasília e recuperação de áreas, promovendo assim à preservação do meio ambiente.
Segundo, Jhéssica, conselheira do CREA-DF, o convênio com o CREA-DF é muito importante, pois valorizará os profissionais da Engenharia e áreas tecnológicas que buscam inovação por meio de práticas sustentáveis, capacitando assim, a sociedade buscando melhor qualidade ambiental e melhor qualidade de vida da população.